
- Como fazer com que o seu gato perca de peso?
Como saber se o seu gato tem excesso de peso?
1. Ao segurar o animal lateralmente deve conseguir apalpar as costelas e senti-las individualmente por baixo de uma ligeira camada de gordura.
2. Na base da cauda deve conseguir palpar os ossos que a juntam às vértebras lombares sob uma pequena camada de gordura. Se estes forem visíveis ou demasiado protuberantes significa que o gato está demasiado magro.
3. Olhe para o seu gato de cima. Na silhueta deve ser possível identificar uma ligeira concavidade a seguir à caixa toraxica depois das costelas equivalente à cintura do animal. Ele deve ser ligeiramente mais esguio nesta parte. Se a largura não for inferior o gato tem excesso de peso.
Embora seja raro, é possível que o seu gato sofra de qualquer patologia que o faça ganhar peso como disfunções metabólicas ou problemas da glândula da tiroíde.
Caso não haja nada de patologicamente errado com o seu gato pode então iniciar um plano de dieta.
1. Reduza a quantidade de ração. Não mantenha a taça sempre cheia com comida 24h à disposição. Em vez disso, dê-lhe pequenas doses de ração 2 a 4 vezes por dia. Desta forma é também mais fácil de controlar o quanto o seu gato come de cada vez e a que hora do dia tem mais ou menos fome.
2. Tenha em atenção o tipo de comida adequado para o seu animal de estimação. Os gatos devem ter uma alimentação rica em proteínas e gorduras e pobre em carbohidratos. Ao contrario dos cães, os gatos não são capazes de digerir carbohidratos. As comidas secas são compostas principalmente de farinhas e açúcares; a fraca capacidade dos gatos em decompor este tipo de carbohidratos faz com que eles se acumulem em forma de gordura em vez de serem transformados em energia.
Uma dieta saudável para um felino é composta maioritariamente por proteínas (35 a 40 %) e gorduras (40%). A grande maioria das rações secas disponíveis no mercado têm altos níveis de carbohidratos (grãos) e é pobre em proteínas.
3. Não o recompense com petiscos. Nem sempre o facto de um gato estar mais agitado ou vocal significa fome. Os gatos miam e chamam a atenção dos donos por diversas razões. Se lhe oferecer um petisco de cada vez que isto acontece acaba por estabelecer uma relação entre este comportamento e a recompensa, encorajando-o cada vez mais.
Se realmente quiser presentear o seu gato com algo especial, corte bocadinhos de frango ou peixe cozido.
4. Aumente a atividade diária do seu gato. É certo que é mais fácil levar um cão a passear ou a correr no parque do que um gato, por isso a atividade do gato deve ser pensada para dentro de casa.
Arranje brinquedos interativos que se mexam por si como molas , fios pendentes, bolas pinchonas etc.. Se tiver possibilidade adote outro gato. Tratar de dois gatos implica pouco mais trabalho do que tratar de um só e os dois acabam por se tornar parceiros de brincadeiras.
5. Um plano dietético de perda de peso para um gato deve ser elaborado com cuidado e de forma muito gradual. A resposta metabólica destes animais a uma dieta demasiado abrupta e restritiva é muito acentuada e pode rapidamente levar ao aparecimento de doenças graves como a lipidose hepática que muitas vezes acaba por ser fatal.
Se não se registar qualquer perda deve reduzir mais a ração ou aumentar a sua atividade diária.
7. Quando o seu gato atingir o peso ideal torne a ajustar a quantidade de ração para que ele o possa manter.
8. Suplementos. . A L Carnitina é um amino–acido que ajuda o fígado a transformar as reservas de gordura em glucose. Este suplemento está disponível para animais e pode ajudar o seu gato a perder peso e ganhar energia.- Os olhos dos gatos
Porque brilham os olhos dos gatos?
Quem já não se deparou com os seus gatos durante a noite e viu que os seus olhos parecem brilhar intensamente? Pois bem, na realidade os olhos dos gatinhos não brilham durante a noite, o que realmente acontece é que os olhos contêm uma camada de células no fundo do olho, chamada Tapetum lucidum (tapete brilhante), que reflete toda a luz recebida, parecendo assim que os olhos brilham. O Tapetum lucidum, também presente em cães e outros animais geralmente com hábitos de caça noturnos funciona tal como um espelho, refletindo a luz que chega até ele.
Os gatos têm visão noturna?
Como já pôde observar, os gatos não necessitam de acender a luz para andar no escuro sem bater contra tudo e todos. Eles têm uma otima capacidade de visão em ambientes de pouca luz, sendo que conseguem ver cerca de sete vezes melhor do que os humanos na escuridão.
Isto deve-se ao facto de as pupilas dos gatinhos dilatarem bastante, de modo a que consigam captar o máximo de luz possível. Os humanos têm o mesmo processo nos seus olhos, contudo a sua capacidade de captação de luz é muito inferior à dos gatos.
Contudo não se engane e pense que os seus gatinhos vêem bem na escuridão total. O que acontece é que eles conseguem captar quantidades mínimas de luz e maximizá-la para obterem o máximo de detalhe possível, contudo se houver muito pouca ou mesmo nenhuma luminosidade disponível, sentem natural dificuldade em observar.
A visão noturna dos nossos gatinhos foi evoluindo devido ao facto dos felinos, na natureza, necessitarem de ver bem durante a noite de modo a caçarem as suas presas, geralmente pequenos mamíferos que são mais ativos durante a noite precisamente para evitarem a maioria dos predadores.
Os gatos vêem a cores?
A resposta a esta pergunta ainda não é definitiva, pois é uma questão que continua em estudo. Alguns estudos efetuados afirmam que os gatos não conseguem distinguir cores, contudo outros estudos mais recentes comprovam que os nossos amigos conseguem distinguir algumas cores (de preferência cores chamativas), desde que estas estejam relativamente perto dos seus olhos.
Os gatos parecem responder a cores como violeta, azul, verde e amarelo, enquanto que o vermelho, o laranja e o castanho parecem estar fora do alcance dos olhos dos gatos.
Consegue ver se o seu filhote está bem através dos olhinhos?
Os olhos dos gatos conseguem transmitir quando eles estão doentinhos. Na constituição do olho do seu menino está presente a membrana de nictação, esta membrana fecha parcialmente quando ele está doente.
Para saber se o gatinho está doente ou não através dos olhos verifique se ele têm alguns destes sintomas:- A membrana de nictação parcialmente fechada;
- Os olhos a lacrimejar;
- Observar se têm uma pequena membrana fora do normal. Caso essa membrana exista, tente observar se esta é branca ou mais escura: caso seja mais escura é sinal que o gatinho está com problemas, se a membrana for branca é sinal que o seu gatinho tem febre.